Samsara: a roda da vida ensina a transcender padrões e evoluir



Uma roda da vida em evolução chamada samsara. Essa roda giratória faz parte da antiga tradição do yoga e se refere aos ciclos viciosos que tendemos a repetir, se não alcançarmos um certo nível de consciência. Fomos criados em sistemas de crenças filosóficas religiosas ocidentais que tornam a noção de samsara um pouco esotérica, porque a roda se refere a várias encarnações que temos que passar até alcançar a libertação do dever de viver várias vidas, o chamado nirvana ou moksha. Em cada nova vida o espírito adquire conhecimento e fica mais próximo da verdade, do Eu Superior, ou mesmo Deus.

Somos formados por um processo de impressões onde há uma energia que leva nossos corpos e mentes a tomar forma, existir e evoluir, ou seja, o samsara é o ciclo que nos mantém na forma humana. Outra tradução da palavra samsara é “fluir”, pois é a energia que nos mantém fluindo de uma existência para a outra. Nossas intenções e ações são responsáveis ​​por esse nível de consciência e, até que a qualidade de nossas intenções e ações mude, podemos girar a roda de samsara por algum tempo. A ideia é renascer sempre em um nível de consciência mais alto.

Os iogues acreditavam que esse ciclo de renascimentos era conduzido por coisas ilusórias como apegos, desejos, ignorância, ganância, por exemplo. Nosso objetivo é transcender esses estados de consciência por meio do yoga para chegarmos ao momento da morte sem nos apegar aos estados ilusórios tendo discernimento para não repetir padrões que geram sofrimento. Conhecendo o conceito, podemos analisar quais situações se apresentam em nossa vida como uma oportunidade de aprimorar, fazendo das dificuldades grandes aliadas. Só  nossas atitudes podem nos tirar da roda de samsara. Ao atingir moksha (iluminação), a roda do samsara pode ser transcendida.

Siga-me nas redes sociais:
Instagram: www.instagram.com/alefiori.yoga
Youtube: www.youtube.com/yogacomalefiori
SoundCloud: soundcloud.com/alefioriyoga


Comentários

Postagens mais visitadas